Skip to content

Visagismo: Como identificar o tipo de pele e não errar as cores da maquiagem

Ao criamos uma maquiagem personalizada, o tom da pele é um dos quesitos mais importantes, pois é através dessa identificação que compomos o todo, harmonizamos as cores e criamos estilos diferentes. Essa identificação pode ser mais complexa para Maquiadores iniciantes, mas com o tempo de profissão ela se torna um verdadeiro aliado para o sucesso do resultado final. Mas, quais são as classificações de tom de pele e como fazer esse diagnóstico? Vamos lá!

Em Visagismo,  falamos em temperatura da pele, que será o foco da nossa conversa hoje.  As pele claras são classificadas com os nomes de estações do ano e as negras com nome de ritmos ou temperos. Vários estudos foram realizados e o conhecimento foi compilado para chegar nestas classificações:

Peles Quentes

– Pele Outono e Pele Spike:  Pertencente a categoria de peles quentes. São aquelas que ao se expor ao sol ficam avermelhadas  e logo em seguida bronzeiam-se em tom avermelhado ou cobre. Tem sardas como característica marcante.

– Pele Primavera e Pele Calipso: Também quente, essa categoria tem o subtom amarelado (fundo amarelo) e quando se expõe ao sol bronzeiam-se cm facilidade. São peles vibrantes e luminosas.

Harmonização de Cores para Pele Quente: As  cores predominantes devem ser cores quentes. Isso não significa descartar os tons frios, eles podem ser usados, só não devem ser o destaque da composição.

Peles Frias

– Pele Verão e Pele Blues/Jazz: Pertencentes a categoria de pele fria, essas peles são facilmente identificadas. São aquelas que ao exporem ao sol e ficam avermelhadas sem nenhum bronze posterior.  Tem o fundo azulado e bochechas rosadas.

– Pele Inverno e Pele Saara: São as peles frias de fundo roxo ou acinzentado e quando se expõe ao sol ficam escurecidas e mancham com muita facilidade.

Harmonização de Cores para Pele Fria: Assim como a dica anterior, foque em criar a composição da maquiagem com cores frias. Ao usar cores quentes faça de forma que elas não sejam um ponto de grande atenção.

Peles Neutras

A categoria de pele Neutras é bem negligenciada e não é todo mundo que sabe identificar quando a cliente possui esse tom. Existem peles claras e escuras (negras) em tom neutro, ou seja, tom neutro não é exclusividade das peles frias como muita gente pensa.  Se a pele não se queima facilmente é uma indicação de pele neutra. Normalmente, ao fazer os teste de cor  e perceber que a pele fica bem em todos os tons (quentes e frios) esse é outro indicativo. Essa pele apresenta a vantagem de harmonizar com diferentes tons, trazendo mais liberdade de criação ao Maquiador.

O Visagismo ensina testes e comparações que aumentam a sua bagagem de diagnósticos. Conversar com a cliente e identifica o comportamento da pele dela pela após exposição ao sol é um deles. Pratique e deixe o seu olhar estético cada dia mais afiado. Sucesso para vocês!

 

Beijos e arassem nas maquiagens!

Não esqueçam de me seguir nas mídias sociais:

Facebook

Instagram

 

10 Comentários

  1. Paula Aleixo Alves Paula Aleixo Alves

    O visagismo é realmente um fator que faz toda diferença! Excelentes dicas!!!

  2. Stephanie Stephanie

    Adorei o post Sil… ótima dicas.

  3. Elianara Elianara

    Adorei a dica Silvana. Mais será que vc poderia colocar foto ou citar pessoas da midia pra q tenhamos maia clareza. Obrigada bjos. Meu curso ta chegando. Anciosa ja.

    • Ola Elianara,tudo bem?
      Que bom que gostou!!!
      No curso você irá ver todos os detalhes ,não se preocupe.
      Beijos

  4. Renata Carvalho Renata Carvalho

    Gostaria de fazer um curso com vocês como faço

  5. Marilandes Chaves Marilandes Chaves

    Ótimas dicas Silvana!!
    Sempre compartilhando informações !
    Beijo!

  6. Roberta Roberta

    Arrasando como sempre nas suas dicas e ensinamentos bjs vou estudar cada vez mais gravar e aprender a praticar.Meu processo lento rsr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *